“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.”
Gandhi
Foi com este pensamento que iniciei esta minha aventura num Serviço de Saúde Pública como estagiária do curso de Saúde Ambiental á cerca de dois meses atrás. Neste sentido achei pertinente começar desta forma esta minha reflexão. Nem só de coisas concretas se escreveram os dois meses de estágio passados na Unidade de Saúde Pública, nem se explica o que se aprendeu com tamanha experiência. A caminhada feita desde o dia 7 de Novembro de 2011 até ao dia 20 de Janeiro de 2012 foi, sem dúvida, a experiência mais enriquecedora que alguma vez tive no âmbito da formação académica, não desprezando contudo todo o trabalho desenvolvido ao longo do curso.
Foi uma soma de trabalho e dedicação, de objetivos e oportunidades que penso ter sabido agarrar.
Apesar das palavras que escrevi sobre as atividades que realizei ao longo dos dois meses de estágio, tenho a certeza que nem sempre consegui transmitir as experiências vividas. A realidade é que nem sempre é possível transcrever em palavras as sublimes experiências vividas como estagiária de Saúde Ambiental. Foi uma enorme aventura pelo mundo da saúde ambiental, tocando em áreas como a segurança alimentar, saúde escolar, vigilância sanitária das águas, entre outras áreas onde o técnico de saúde ambiental desempenha uma importante intervenção em prol da saúde e do bem-estar da população.
Sinto a necessidade de fazer alguns agradecimentos, porque algumas pessoas que passam nas nossas vidas, nunca vão sós, deixam um pouco de si e levam um pouco de nós….
Neste sentido, agradeço em primeiro lugar ao Docente da Unidade Curricular Estágio III, que ao longo desta árdua caminhada, e apesar de todas as dificuldades, nunca deixou de acompanhar e apoiar todos os nossos passos como estagiários, a ele o meu muito obrigado pelo esforço que fez ao percorrer centenas de quilómetros para nestes dois meses estar sempre perto de nós.
Sem querer deixar hierarquias definidas, agradeço com especial apreço a ajuda prestada por todas os profissionais com quem trabalhei durante o estágio, desde as administrativas até á Delegada de Saúde da Unidade de Saúde Pública, não esquecendo o meu colega de curso David Ralha, que comigo viajou ao longo desta caminhada e que comigo partilhou todas as experiências. Agradeço sinceramente pelo apoio prestado, e pela disponibilidade em me ajudarem nesta minha aventura.
Em especial agradeço à nossa Orientadora de Estágio e á sua colega de gabinete, Técnicas de Saúde Ambiental, pela disponibilidade, motivação, paciência e interesse mostrado em ajudar a realizar o estágio, sem mais nada receberem em troca, a não ser o meu eterno obrigado e respeito por todo o trabalho que desenvolveram connosco e a confiança demonstrada ao longo destes dois meses, por terem acreditado nas minhas capacidades para cumprir os objetivos propostos, ajudando assim a ultrapassar quaisquer obstáculos e a desfazer incertezas.
E com esta frase chega ao fim o meu percurso como estagiária de Saúde Ambiental na Unidade de Saúde Pública…
“O destino une e separa as pessoas, mas nenhuma força é tão grande, para fazer esquecer pessoas, que por algum motivo um dia nos fizeram felizes….”
Paula Bravo
Sem comentários:
Enviar um comentário